Numa impressora a laser o toner é aplicado através de um rolo, primeiro no tambor e depois no papel. O tambor no entanto, sempre gasta um pouco de toner a mais do necessário. Este excesso de toner é então coletado na caixa de resíduos de toner.
As caixas de resíduos de toner também são conhecidas como frascos de toner residual ou resíduos de toners.
No geral, cada impressora a laser está equipada com uma caixa de toner residual. Em impressoras profissionais, as caixas de resíduos de toner precisam ser alteradas separadamente. Em impressoras mais baratas, elas podem ser encontradas nos chamados "cartuchos combinados de toner" (Combi-toner). As impressoras maiores e mais profissionais estão equipadas com recipientes de toner de resíduos separados.
As seguintes impressoras e séries de impressoras possuem caixas de toner de resíduos separadas:
Uma caixa de resíduos de toner não é um componente complicado. Não possui uma mecânica complexa e geralmente não há chip também. As caixas separadas de toner residual que estão incorporadas na impressora podem ser esvaziadas. No entanto, não é recomendável.
O toner em pó é extremamente fino! Precisará de uma máscara protetora e luvas de borracha para esvaziar uma caixa de toner usado em segurança. As caixas de resíduos de toner são, no entanto, muito baratas. Seria portanto aconselhável trocá-las em vez de esvaziá-las.