As impressoras a jato de tinta limpam-se com bastante frequência para evitar que a tinta seque na cabeça de impressão e entupa tudo.
Portanto, é essencial desligar sempre a impressora corretamente, caso contrário, a cabeça de impressão não irá para a posição de estacionamento e secará mais rapidamente.
Durante a limpeza da cabeça de impressão, a impressora sopra tinta através das cabeças de impressão para remover possíveis obstruções.
A tinta contém solventes, como o isopropanol, que ajudam no processo. A limpeza da cabeça de impressão pode ser iniciada manualmente através do menu da impressora, mas a impressora também a realiza automaticamente de tempos em tempos, por exemplo, após ser ligada.
A tinta residual precisa ser eliminada de alguma forma.
Algumas impressoras a jato de tinta da Canon e Epson possuem uma esponja ou um tipo de feltro na parte inferior do dispositivo para esse fim.
O recipiente de tinta residual não é, portanto, um consumível típico no sentido estrito, mas sim uma peça de reposição que geralmente dura vários anos e só precisa ser substituída a cada 20.000 a 30.000 páginas como parte de um reparo. A impressora não pode realmente determinar se o recipiente de tinta residual, ou o tanque de recuperação de tinta, como a Canon o chama, está realmente cheio. Não há um sensor correspondente instalado no dispositivo. Em vez disso, um contador é responsável pelo aparecimento da mensagem, e esse contador também pode ser redefinido.
Algumas impressoras da série Canon Pixma IP utilizam uma esponja ou um feltro, também chamado de absorvedor de tinta, para absorver a tinta que se acumula durante a limpeza da cabeça de impressão.
Se muitas limpezas de cabeça de impressão forem realizadas, a seguinte mensagem aparecerá eventualmente: "O recipiente de tinta residual está quase cheio" ou "...está cheio." Quando esta última mensagem aparece, a impressora se recusa a funcionar.
Dependendo do modelo da impressora e do cartucho de tinta, pode acontecer que o cartucho de tinta já esteja vazio após 40-100 limpezas de cabeça de impressão sem que nada tenha sido realmente impresso.