Os cartuchos de impressora e os toners são feitos de diferentes plásticos e metais. Dependendo do tipo de cartucho ou toner, muitos componentes ainda são adequados para um segundo ciclo de uso.
Não! Primeiro, os plásticos e metais contidos não são adequados para o lixo doméstico. Os cartuchos de impressora são feitos principalmente de plástico ou, se tiverem uma cabeça de impressão (cabeça de impressão descartável), também de metal. Em segundo lugar, muitos cartuchos e toners podem ser recarregados ou reciclados.
Infelizmente, cerca de 90% dos cartuchos vazios acabam no lixo.
Mas você não deve fazer isso! Por um lado, os cartuchos de toner e impressora vazios não são ambientalmente amigáveis. Por outro lado, você pode ganhar dinheiro com cartuchos de toner e impressora vazios ou fazer uma boa ação doando toners. Muitos componentes podem ser reutilizados várias vezes.
Os cartuchos de impressora e os toners são componentes tecnicamente complexos, que além de tinta ou pó de toner, também incluem componentes eletrônicos e mecânicos.
Os cartuchos de toner para impressoras a laser menores e dispositivos multifuncionais, como os usados em pequenos escritórios ou consultórios médicos, geralmente contêm toner, um revelador e um tambor descartável. Além de vários plásticos e restos de toner, os cartuchos também são feitos de diferentes metais. Dependendo do tipo, os cartuchos de impressora podem ter uma cabeça de impressão integrada (cabeças de impressão descartáveis) e conter tanto plástico quanto metal.
Parece lógico que cartuchos vazios possam ser limpos, revisados e recarregados. Algumas partes ainda são boas para um segundo ciclo de vida, enquanto outras precisam ser substituídas. Ao longo dos anos, uma indústria de reciclagem de suprimentos de impressora se desenvolveu.
Os cartuchos de toner são restaurados e recarregados em grande escala em toda a Europa. Com relação aos cartuchos de tinta, depende do tipo de cartucho. Cartuchos com cabeça de impressão descartável são mais valiosos. Cartuchos que são apenas tanques de tinta de plástico são menos interessantes. Tudo depende do tipo de cartucho.
Os toners originais geralmente oferecem uma excelente base para a revisão e recarga profissional. No entanto, não faça isso sozinho; venda o cartucho online. Por exemplo, a empresa "Geld für Müll" compra e recicla cartuchos de impressora e toners vazios.
Alguns fabricantes que produzem cartuchos com cabeça de impressão integrada incluem:
Esses cartuchos com cabeça de impressão consistem em um tanque de tinta e uma cabeça de impressão descartável. No entanto, o termo "descartável" não deve ser interpretado literalmente. Quando esses cartuchos são limpos profissionalmente, por exemplo, com ultrassom, e recarregados com tinta de alta qualidade, eles podem proporcionar uma boa qualidade de impressão novamente.
Por esse motivo, os cartuchos com cabeça de impressão são muito procurados para recondicionamento. Há muitas empresas online que até pagam por esses cartuchos e se encarregam da coleta.
Cartuchos de tinta sem cabeça de impressão são basicamente apenas pequenos tanques de tinta.
Para tornar a recarga menos atraente, há um pequeno chip no cartucho que armazena informações como o número de páginas impressas. Quando o cartucho é recarregado, há uma boa chance de que a impressora não o reconheça mais. Esses tanques de tinta simples devem ser descartados no recipiente de reciclagem ou por meio dos sistemas de devolução do fabricante.
Há uma distinção entre se os cartuchos de impressora já foram recarregados ou não. Cartuchos originais que são esvaziados pela primeira vez são chamados de "Virgin Cartridges". Esses cartuchos "virgens" oferecem a melhor base para uma limpeza e recarga profissional. Dependendo do tipo de cartucho e do comprador, os melhores preços são pagos por cartuchos Virgin.
Cartuchos que já foram recarregados são chamados de "Non-Virgin". Se houver escassez de cartuchos vazios para um tipo específico, você ainda poderá ganhar algum dinheiro com cartuchos Non-Virgin, mas significativamente menos do que com cartuchos Virgin.
Sugerimos dois métodos para você "descartar" seus cartuchos vazios de forma inteligente:
O primeiro método é: Doe os cartuchos. Solicite uma caixa da Caritas, colete os cartuchos e doe-os mais tarde.
A outra opção é vender os cartuchos.
Na maioria dos países, existem centros de reciclagem onde os suprimentos de impressora podem ser descartados de forma simples e gratuita. Mais cedo ou mais tarde, todos acabam indo a um centro de reciclagem para se livrar de dispositivos eletrônicos antigos, etc. O descarte ambientalmente amigável é fácil e demonstra responsabilidade.