A tinta da impressora é provavelmente um dos líquidos mais caros do mundo.
Assim como ao comprar lâminas de barbear, a compra de tinteiros sempre dá a você a sensação de estar a pagar muito para o produto oferecido.
Há tinteiros em várias versões: Tinteiros com ou sem cabeça de impressão, tinteiros com uma grande quantidade de enchimento, tinteiros com tinta resistente a UV e tinteiros do fabricante original ou de outros fabricantes. Neste ponto, tentaremos esclarecer algumas questões.
Os fabricantes de impressoras subsidiam o preço de venda das impressoras. Então eles querem obter esse dinheiro através da venda de tinteiros originais.
Os fabricantes de tinteiros alternativos não dependem disso. Eles podem oferecer os seus produtos a preços mais competitivos.
Enquanto isso, os tinteiros com cabeça de impressão são mais raros do que 10 a 15 anos atrás. A HP é a criadora da cabeça de impressão descartável. Os tinteiros correspondentes são feitos de um depósito de tinta com cabeça de impressão integrada.
Consequentemente, para cada troca de tinteiro, a cabeça de impressão também é substituída. Se a cabeça de impressão tiver secado temporariamente, o tinteiro é retirado da impressora e colocado em um recipiente cheio até 3 mm com água, até que a tinta se dissolva novamente. Depois, volte a colocar a cabeça de impressão e limpe-a. Na maioria dos casos a impressora irá imprimir novamente.
A ser visualizado na foto:Um tinteiro HP com cabeça de impressão integrada.
Muitos fabricantes, entre outros Epson, Brother, Canon, HP, têm alojado a cabeça de impressão como um componente permanente ou bastante substituível no dispositivo. O cliente, em seguida, compra um tinteiro que é apenas um depósito de tinta. Hoje em dia a maioria dos tinteiros dispõem de um chip que a impressora usa para salvar diversas informações, como o nível de tinta e o volume de impressão.
Existem milhares de diferentes tinteiros. Mesmo os grandes mercados electrónicos não podem possivelmente ter os tinteiros adequados em estoque para todos os dispositivos. Nós somos especialistas. Como resultado, encontrará aqui os tinteiros apropriados para o seu dispositivo. Basta seleccionar o dispositivo na parte superior da página ou digitar a designação do tinteiro desejado no campo de pesquisa.
Em termos de um bom equilíbrio entre preço e qualidade, os tinteiros reciclados devem ser mencionados aqui, que não dispõem de uma cabeça de impressão, uma vez que no dispositivo há uma cabeça de impressão tecnicamente mais sofisticada. Como regra geral, estes tinteiros estão disponíveis para dispositivos dos seguintes fabricantes: Canon, Brother e Epson . Existem grossistas na Internet que oferecem tinteiros por cêntimos. No entanto, nós esforçamos para vender mercadoria boa que funcione sem falhas, e não itens extremamente baratos.
Os tinteiros que são designados como originais são aqueles que são desenvolvidos e produzidos pelos fabricantes de dispositivos. Chamamos todos os outros tinteiros também recarregáveis ou mesmo reciclados, "tinteiros compatíveis".
Os tinteiros originais dos fabricantes de dispositivos são relativamente caros. Essencialmente isso está relacionado ao fato de que a venda de tinteiros deve servir a recuperar em parte os custos do desenvolvimento e produção dos dispositivos. Economicamente isso também é chamado O Princípio Rockefeller.
Através dos anos, uma miríade de empresas têm surgido com a ideia de reconstituir tinteiros ou reciclar os vazios. Neste caso, todas as peças desgastadas são trocadas e o tinteiro é subsequentemente recarregado com tinta.
Os pontos cruciais com tinteiros compatíveis e recarregados são:
Em princípio, isto é possível. Nós não temos nenhuma aspiração de fazê-lo e só podemos dissuadi-lo de fazê-lo privadamente. Especialmente no caso dos tinteiros atuais com chip, o problema é que a impressora ainda irá classificar o tinteiro recarregado como "vazio" quando eles são recolocados. Contudo, existem alguns tinteiros para dispositivos da HP and Lexmark, que podem ser profissionalmente reabastecidos e também estão disponíveis em parte na nossa loja.
A melhor maneira de armazenar tinteiros nova é em uma gaveta da mesa ou em um lugar semelhante, onde a temperatura não sobe acima de 25 graus Celsius. Evite guardar os tinteiros no frigorífico. Isso não é sensato.
Os tinteiros com capacidade de enchimento extra duram mais. Alguns fabricantes chamam esses tinteiros “X” ou “XL” ou “HC”. Note que o intervalo indicado nos tinteiros refere-se a uma cobertura de página de 5%. Se os tinteiros estiverem sempre vazios, deve pensar em comprar uma impressora a laser. Além disso, cada limpeza da cabeça de impressão requer muita tinta.
Ao contrário do toner, às vezes há uma data de validade nos tinteiros da impressora. Há também impressoras que levam esta data mais ou menos a sério. Geralmente nós não pensamos que haja algum problema com o armazenamento num período de um a dois anos se for apropriado. Por apropriado queremos dizer um armazenamento ou os tinteiros originalmente embalados numa temperatura ambiente normal em uma gaveta.
Os tinteiros pertencem à impressora. Dependendo do dispositivo, o procedimento de alteração é accionado pela abertura de uma porta no dispositivo, por meio de um item de menu do software da impressora ou ao pressionar uma tecla no dispositivo.
Os tinteiros devem ser detectados quando forem inseridos. Para este efeito, tem de se certificar de que os tinteiros sejam adequados para o seu dispositivo. Com tinteiros compatíveis, há uma série de razões pelas quais estes não são detectados. Geralmente isso está relacionado ao chip que está localizado no tinteiro.
Há a possibilidade de verificar o nível de enchimento ou a faixa de impressão restante no driver da impressora ou também no menu do ecrã do dispositivo. Como regra, o nível de enchimento é apenas estimado. As impressoras a jacto de tinta, como as impressoras a laser, estimam o nível de enchimento com base na informação que a impressora coleta durante a impressão.
Ao usar cartuchos compatíveis, o indicador de nível de enchimento pode não funcionar correctamente!
A composição exacta das tintas da impressora não é normalmente divulgada. Sabe-se que a tinta para impressoras de jacto de tinta é composta basicamente de água. A proporção de água é de 50 a 90 por cento. Especialmente a pureza da água é de grande importância para evitar depósitos ou mesmo sedimentação na cabeça de impressão em futuro. A composição da tinta difere de fabricante para fabricante e corresponde precisamente à cabeça de impressão da impressora em qualquer caso.
Para o sector de pequenas e médias empresas, as impressoras usam tintas "dye" ou "de pigmento", dependendo do tipo.
Tinta de PIGMENTO – à base de água
A DYE é tinta que é simples de fabricar cuja coloração é completamente dissolvida em água. As tintas DYE oferecem uma boa reprodução de cores, no entanto não são particularmente resistentes aos raios UV e apenas oferecem bons resultados de impressão em papel fotográfico. As impressões não são adequadas ao ar livre e, além disso, não são resistentes à água. Por exemplo, se quiser editá-las com um marcador, pode acontecer que a impressão se manche.
Além dos custos de produção económicos, os pontos fortes da tinta DYE residem em alta luminosidade de cores e um amplo espectro de cores com uma resolução da impressão. Entre as desvantagens encontram-se, como mencionado, a resistência a UV muito baixa e a pequena resistência à água, que em parte podem ser compensadas com papel fotográfico especial.
Tinta à base de água
Durante o período inicial de impressão por jacto de tinta, a tinta à base de água foi utilizada quase exclusivamente. A tinta à base de água pode ser impressa com cabeças de impressão térmicas ou piezo. As tintas pigmentadas à base de água são significativamente mais resistentes à luz do que as tintas DYE. Contrariamente às tintas DYE, as tintas à base de água dispõem de pigmentos de cor individuais, não solúveis em água, no fluido transportador.
Particularmente a impressão de texto exibe alta qualidade e resistência à limpeza - por exemplo ao realçar com marcadores. As tintas de pigmento não são muito apropriadas para a impressão de fotografias, uma vez que as suas moléculas são maiores do que as das tintas DYE e, portanto, estas não são ideais para penetrar o papel fotográfico especial. No total, elas também retratam um espectro de cores mais fraco. As tintas à base de água são resistentes até certo ponto. As impressões quase não rendem e não são eficazes. A qualidade de impressão em papel normal é melhor do que com tintas DYE, porque a tinta não penetra tão facilmente no papel devido aos seus pigmentos maiores. A desvantagem é o preço mais elevado.
Os tinteiros não são descartáveis como lixo doméstico simples.
Em particular os tinteiros com cabeça de impressão podem ser reabastecido por empresas especializadas. Eles são, portanto, procurados depois de esvaziar.
Leia mais no nosso artigo sobre a eliminação correta de tinteiros.